Bom, meu bisavô (obs: eu, Cássio Fassbender Bartz, meu bisavô, Otto Fassbender) no início do século passado, por razões desconhecidas veio fincar raízes no Brasil. Motivos não faltam: industrialização européia que explorava uma grande classe proletariada, o medo em decorrência da “paz armada” no período que antecedeu a 1GM, a idéia de uma vida melhor numa terra desconhecida e claro o espírito aventureiro que não faltava a meu bisavô.
Assim ele partiu clandestinamente num dos maiores navios que na época faziam a linha do Atlântico Norte, o SS Kronprinzessin Cecilie. No navio, após descoberto, acabou por trabalhar na tripulação para pagar sua viagem. Em pleno mar sofreu um acidente, quebrando a perna e mesmo assim após passar por Nova York, deu um jeito de vir para o Brasil. Em terras tupiniquins formou um braço da família Fassbender no sul do nosso país. Batalhou muito duro para dar sustento aos seus e por estes foi muito apaixonado. Os próximos Fassbender sempre seguiram essa filosofia.
Com orgulho dessa descendência o nome da família sempre foi um forte candidato ao batismo da nossa cerveja, sugerido inclusive pelo Cristian. Mas só o nome da família pode não ser o suficiente para alguns… vamos então procurar o significado de Fassbender. Sobrenome de origem profissional, dado no alemão antigo ao fabricante de barris e tonéis, para vinho ou cerveja. (Fass = barril, tonel; Fassbier = chope). Precisa pensar mais? Claro que não, o nome da cerveja está aí!
A partir da herança do sangue, é assim que a Cerveja Fassbender quer ser reconhecida: o peso da tradição alemã, a inquietação com o status quo da cerveja de massa, o espírito aventureiro em busca de novos sabores e aromas, o trabalho duro e a capacidade de apesar de tudo sempre ser feliz com os seus. Todo esse sentimento é carregado em cada Fassbender. Na hora de tomar uma Fassbender exija um brinde pois esse espírito será desencadeado.
Conheça um Fassbender (montador de barris):
Conheça o Seu Otto Fassbender (o 1º da esquerda para direita sentado, entre as duas bóias):
Enfim, um pouco de história.
PROSIT!